quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Mundo fantástico!!

A "colheita"...

Mundo fantástico este da internet!!! Foi com imensa satisfação que recebi os vossos comentários deste meu novo espaço. Tive comentários e mensagens pessoais que me encheram de motivação e força de vontade (sim, evitaram que fosse ali ao armário tirar um quadradinho de chocolate!!!). Muito e muito obrigada! Agora já tenho muitos "alguéns" a quem prestar contas!

Mas, honestamente, o mais interessante, foi perceber que contribui, de alguma forma, para a motivação de algumas pessoas arrancarem com mais um passo nesta batalha sem fim do peso!!! Vamos a isso então!!!

Mas aviso desde já que sou uma fraca neste campo. E até aguento 1... vá, 2 meses, sem qualquer problema! Mas depois começa novamente o desleixo. O é só hoje. E depois o hoje torna-se todos os dias...

Já li vários livros, centenas de revistas, milhares de artigos. Já conheço inúmeras dietas. Já sei todos os conselhos e mais alguns. Já me mentalizei de tudo e mais alguma coisa. Já gostei de mim e já me odiei. Mas se alguém tivesse de facto a solução ninguém era gordo. Ninguém é gordo por opção.

Provavelmente vou dizer uma enorme barbaridade, e que desde já me perdoem os nutricionistas, mas recuso-me (é a ideia que tenho formada no momento!) a seguir uma dieta num nutricionista. Acompanhamento médico acho certíssimo... mas entrar num consultório de um nutricionista e sermos tratados como mais um, estou francamente cansada. Abrir uma gaveta e tirar de lá um papel chapa quatro com uma dieta esquematizada para mim e mais 10 que lá irão nesse dia já não resulta.

Eu sei o que tenho que tirar da boca para emagrecer. Já não preciso que ninguém me diga e volte a dizer. Eu não consigo é controlar o impulso que me leva a comer. E penso que é aí que se falha. Na minha opinião, que como é evidente vale o que vale, um gabinete para emagrecer devia ser encabeçado por algum tipo de psicólogo. Avaliação psicológica. História emocional. Ir ao fundo da questão. Enfrentar fantasmas. Perceber o vício. Tem que haver um motivo. Depois um profundo estudo físico de cada pessoa como indivíduo. Hormonas, níveis químicos... Mas já devo estar a delirar com um mundo perfeito!

Mas vamos a isso então... vou dando conta dos avanços e recuos que vão acontecendo. E fico também à espera dos vossos. Sinceramente.

Apesar do peso ser um problema permanente e constante dos meus dias, também vou falar por aqui de outras coisas...

Até já, então!

11 comentários:

  1. Já há um tempo que visito o seu blog de culinária e hoje vim parar aqui. Adorei ler algumas frases que pareciam saidas da minha boca. Fiquei cliente!!!!

    ResponderEliminar
  2. Dá para escrever o meu nome em baixo?
    Concordo com tudo o que tu disseste. Eu não preciso que alguém me diga o que eu tenho que fazer. Eu sei o que tenho que fazer, o que posso comer e o que não posso. O problema é que eu não consigo evitar. É muito mais forte que eu. E isso é psicológico porque eu não era assim. Mas bom. A ver se consigo. Em ti acredito. Vou acreditar e vou andar por aqui. Olha. Podiamos fazer como os alcoólicos. Quando sentem que estão quase a beber ligam a um "padrinho". Podemos fazer isso. Mas prepara-te para te ligar todos os dias à noite quando estiver no sofá!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Força, vais ver que consegues atingir o teu objectivo!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Eu também odeio nutricionistas. A única coisa que funcionou comigo foi o "Weight Watchers" e mudou a minha maneira de cozinhar, combinar e escolher os alimentos. Hoje faco isso sem pensar sequer, para todos cá em casa, não ganho peso mas a bem dizer também não perco. Quando decidi ir a uma nutricionista, que por sinal era assim para o gordito, após uns meses sem nenhum resultado e a esforcar-me para conseguir comer tudo o que ela tinha posto na lista, acabou por me dizer: minha sra quando se nasce virada para esse lado é viver bem com isso!!! É claro que nunca mais me viu os dentes nem os cheques!!! Mas por experiência própria acho que a entreajuda entre pessoas com o mesmo problema é o melhor remédio. Bjka

    ResponderEliminar
  5. Adorei =) Espero que consigas uma dieta equilibrada e saudável *

    ResponderEliminar
  6. Desculpem mas vou ser um bocadinho do contra pois a minha nutricionista ajudou-me imenso. Fui encaminhada para as consultas de nutrição no centro de saúde pela médica de família, na altura pesava perto dos 90 quilos e como sou baixota (1,65 cm) já estão a ver! Não me lembro de todos os pormenores das consultas porque já lá vão uns aninhos mas lembro-me dos conselhos que ela me deu e que ainda hoje sigo na maior parte. Detesto fazer exercício mas gosto de caminhar por isso comecei a andar mais a pé. Perdi perto de 20 quilos e adorei o facto de pela primeira vez encontrar facilmente roupa que me servisse e que ficava bem. Depois, por estupidez minha fui caindo em tentação aqui e ali e voltei a aumentar de peso. Peso agora perto de 74kg e tenho como objectivo ir aos 65. Vamos lá ver se consego, por enquanto estou motivada e o WiiFit tem ajudado imenso.

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o que disseste, e vou seguir este blog também, já que também tenho que perder uns quilinhos.

    ResponderEliminar
  8. Cheguei hoje a este blog... e sim também eu preciso desesperadamente de fazer uma dieta... mas não quero ir àquelas consultas em que nos pesam, nos medem a odiosa prega da barriga, etc... Que tal começarmos uma dieta todas a partir deste blog??? "Ao som dos dias" ajudas?
    BJ
    Mitó

    ResponderEliminar
  9. Olá outra vez... eh eh eh... agora que descobri este blog não páro de comentar.. lol

    Não concordo muito com a tua opinião sobre os nutricionistas, temos é que ter sorte e encontrar um bom nutricionista, e não um que nos trate como "mais uma gorda que quer emagrecer".
    Já me aconteceu ir a um nutricionista e desistir, pois não gostava da maneira como era tratada.
    Depois encontrei uma nutri que se tornou uma amiga, pois atendia-me sempre de um modo muito pessoal, fazia-me uns planos alimentares de acordo com os alimentos que eu gostava de comer e que podia comprar cmo facilidade, etc...
    De momento, por questão de falta de tempo, estou a ser seguida por uma nutri aqui perto da minha casa (não tenho tempo para me deslocar á outra que andei, que fica a 35kms daqui) e vou seguir o plano alimentar que ela me deu, que por sinal até é bastante fácil.
    Como o objectivo é perder apenas os 2,5kg que engordei no Natal, penso que não será difícil, mas se ver que não resulta volto a ir à outra nutricionista, em quem confio plenamente.

    Se quiseres que te envie o plano alimentar que esta médica me deu, para tirares algumas ideias, manda-me um mail.
    cozinhadarisonha@gmail.com

    beijos

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que o excesso de peso resume-se a comer mais do que aquilo que se gasta, ou a gastar menos do que aquilo que se come. Gostei deste post, a maior parte de nós também tem a teoria completa! Passar à prática é que são elas.

    ResponderEliminar

Creative Commons

LinkWithin