
Mundo fantástico este da internet!!! Foi com imensa satisfação que recebi os vossos comentários deste meu novo espaço. Tive comentários e mensagens pessoais que me encheram de motivação e força de vontade (sim, evitaram que fosse ali ao armário tirar um quadradinho de chocolate!!!). Muito e muito obrigada! Agora já tenho muitos "alguéns" a quem prestar contas!
Mas, honestamente, o mais interessante, foi perceber que contribui, de alguma forma, para a motivação de algumas pessoas arrancarem com mais um passo nesta batalha sem fim do peso!!! Vamos a isso então!!!
Mas aviso desde já que sou uma fraca neste campo. E até aguento 1... vá, 2 meses, sem qualquer problema! Mas depois começa novamente o desleixo. O é só hoje. E depois o hoje torna-se todos os dias...
Já li vários livros, centenas de revistas, milhares de artigos. Já conheço inúmeras dietas. Já sei todos os conselhos e mais alguns. Já me mentalizei de tudo e mais alguma coisa. Já gostei de mim e já me odiei. Mas se alguém tivesse de facto a solução ninguém era gordo. Ninguém é gordo por opção.
Provavelmente vou dizer uma enorme barbaridade, e que desde já me perdoem os nutricionistas, mas recuso-me (é a ideia que tenho formada no momento!) a seguir uma dieta num nutricionista. Acompanhamento médico acho certíssimo... mas entrar num consultório de um nutricionista e sermos tratados como mais um, estou francamente cansada. Abrir uma gaveta e tirar de lá um papel chapa quatro com uma dieta esquematizada para mim e mais 10 que lá irão nesse dia já não resulta.
Eu sei o que tenho que tirar da boca para emagrecer. Já não preciso que ninguém me diga e volte a dizer. Eu não consigo é controlar o impulso que me leva a comer. E penso que é aí que se falha. Na minha opinião, que como é evidente vale o que vale, um gabinete para emagrecer devia ser encabeçado por algum tipo de psicólogo. Avaliação psicológica. História emocional. Ir ao fundo da questão. Enfrentar fantasmas. Perceber o vício. Tem que haver um motivo. Depois um profundo estudo físico de cada pessoa como indivíduo. Hormonas, níveis químicos... Mas já devo estar a delirar com um mundo perfeito!
Mas vamos a isso então... vou dando conta dos avanços e recuos que vão acontecendo. E fico também à espera dos vossos. Sinceramente.
Apesar do peso ser um problema permanente e constante dos meus dias, também vou falar por aqui de outras coisas...
Até já, então!
Já há um tempo que visito o seu blog de culinária e hoje vim parar aqui. Adorei ler algumas frases que pareciam saidas da minha boca. Fiquei cliente!!!!
ResponderEliminarDá para escrever o meu nome em baixo?
ResponderEliminarConcordo com tudo o que tu disseste. Eu não preciso que alguém me diga o que eu tenho que fazer. Eu sei o que tenho que fazer, o que posso comer e o que não posso. O problema é que eu não consigo evitar. É muito mais forte que eu. E isso é psicológico porque eu não era assim. Mas bom. A ver se consigo. Em ti acredito. Vou acreditar e vou andar por aqui. Olha. Podiamos fazer como os alcoólicos. Quando sentem que estão quase a beber ligam a um "padrinho". Podemos fazer isso. Mas prepara-te para te ligar todos os dias à noite quando estiver no sofá!!!!!!!
Força, vais ver que consegues atingir o teu objectivo!!!!!!!!!!!!!!
ResponderEliminarForça! Força!
ResponderEliminarEu também odeio nutricionistas. A única coisa que funcionou comigo foi o "Weight Watchers" e mudou a minha maneira de cozinhar, combinar e escolher os alimentos. Hoje faco isso sem pensar sequer, para todos cá em casa, não ganho peso mas a bem dizer também não perco. Quando decidi ir a uma nutricionista, que por sinal era assim para o gordito, após uns meses sem nenhum resultado e a esforcar-me para conseguir comer tudo o que ela tinha posto na lista, acabou por me dizer: minha sra quando se nasce virada para esse lado é viver bem com isso!!! É claro que nunca mais me viu os dentes nem os cheques!!! Mas por experiência própria acho que a entreajuda entre pessoas com o mesmo problema é o melhor remédio. Bjka
ResponderEliminarAdorei =) Espero que consigas uma dieta equilibrada e saudável *
ResponderEliminarDesculpem mas vou ser um bocadinho do contra pois a minha nutricionista ajudou-me imenso. Fui encaminhada para as consultas de nutrição no centro de saúde pela médica de família, na altura pesava perto dos 90 quilos e como sou baixota (1,65 cm) já estão a ver! Não me lembro de todos os pormenores das consultas porque já lá vão uns aninhos mas lembro-me dos conselhos que ela me deu e que ainda hoje sigo na maior parte. Detesto fazer exercício mas gosto de caminhar por isso comecei a andar mais a pé. Perdi perto de 20 quilos e adorei o facto de pela primeira vez encontrar facilmente roupa que me servisse e que ficava bem. Depois, por estupidez minha fui caindo em tentação aqui e ali e voltei a aumentar de peso. Peso agora perto de 74kg e tenho como objectivo ir aos 65. Vamos lá ver se consego, por enquanto estou motivada e o WiiFit tem ajudado imenso.
ResponderEliminarConcordo com o que disseste, e vou seguir este blog também, já que também tenho que perder uns quilinhos.
ResponderEliminarCheguei hoje a este blog... e sim também eu preciso desesperadamente de fazer uma dieta... mas não quero ir àquelas consultas em que nos pesam, nos medem a odiosa prega da barriga, etc... Que tal começarmos uma dieta todas a partir deste blog??? "Ao som dos dias" ajudas?
ResponderEliminarBJ
Mitó
Olá outra vez... eh eh eh... agora que descobri este blog não páro de comentar.. lol
ResponderEliminarNão concordo muito com a tua opinião sobre os nutricionistas, temos é que ter sorte e encontrar um bom nutricionista, e não um que nos trate como "mais uma gorda que quer emagrecer".
Já me aconteceu ir a um nutricionista e desistir, pois não gostava da maneira como era tratada.
Depois encontrei uma nutri que se tornou uma amiga, pois atendia-me sempre de um modo muito pessoal, fazia-me uns planos alimentares de acordo com os alimentos que eu gostava de comer e que podia comprar cmo facilidade, etc...
De momento, por questão de falta de tempo, estou a ser seguida por uma nutri aqui perto da minha casa (não tenho tempo para me deslocar á outra que andei, que fica a 35kms daqui) e vou seguir o plano alimentar que ela me deu, que por sinal até é bastante fácil.
Como o objectivo é perder apenas os 2,5kg que engordei no Natal, penso que não será difícil, mas se ver que não resulta volto a ir à outra nutricionista, em quem confio plenamente.
Se quiseres que te envie o plano alimentar que esta médica me deu, para tirares algumas ideias, manda-me um mail.
cozinhadarisonha@gmail.com
beijos
Eu acho que o excesso de peso resume-se a comer mais do que aquilo que se gasta, ou a gastar menos do que aquilo que se come. Gostei deste post, a maior parte de nós também tem a teoria completa! Passar à prática é que são elas.
ResponderEliminar