quinta-feira, 10 de março de 2011

Duas semanas e meia

Serra da Estrela - Fev. 2011

Pois é! Comecei este novo regime há duas semanas e meia. Perdi 5 kg. Estou satisfeita? Estou. Estou controlada? Não. É isto que quero? Não sei.

Para quem me vai seguindo, sabe que isto não é uma batalha de agora. Nem vai acabar agora. É uma guerra para a vida. Estou a seguir o regime da Dieta de South Beach. Idealizada, testada e comprovada por um cardiologista, em conjunto com outros especialistas. Uma amiga emprestou-me o livro e pesquisei também na net.

A realidade é esta. Se fizermos a dieta perdemos peso. Mesmo. Sem grandes dramas, principalmente sem grandes sacrifícios. É a cabeça. Só a cabeça. Desta vez deu-me o click e avancei. Logo no primeiro fim-de-semana fui à Serra da Estrela. Almoço no Museu do Pão (recomendo a todos os apreciadores da boa comida… mas vão cedo e não tomem grande pequeno almoço!). Confesso que fiquei muito satisfeita. Apesar de passar todo o tempo fora de casa, o meu único deslize foi só mesmo nesse almoço. De resto correu lindamente.

O fim-de-semana passado tudo se tornou mais negro. Quatro dias em casa. É o terror de qualquer dieta! Quando estou a trabalhar consigo controlar à migalha aquilo que como. Só me permito comer o que trago de casa e nada mais. Agora 96 horas em “casa” pode ser um pesadelo nesta altura do campeonato. E foi. Não engordei, claro! Mas o meu peso estabilizou…
Entretanto acabei de ler o livro. E fiquei muito apreensiva. Porque me conheço. Porque sei como sou. Em várias experiências de sucesso ali relatadas, pacientes que perderam os mais variados pesos, dizem, com bastante orgulho (como é natural!) que nos últimos anos nunca mais voltaram a comer uma batata. Ou uma fatia de pão. Ou arroz. Ou massa. Ok… eu quero emagrecer, quero viver mais leve e saudável. Mas… para manter o peso, depois do sacrifício tremendo que é perdê-lo, o sacrifício mantém-se a vida toda? Eu sei, como é evidente, que se não quero voltar ao mesmo, não posso fazer as mesmas coisas! Evidente! Mas NUNCA mais comer? Para mim, a menos que envolva uma questão de sobrevivência, penso que estará fora de questão. Arranjar o equilíbrio vai ser fundamental. Se comer uma batata hoje, se calhar vou esperar 2 ou 3 dias para comer uma dose de arroz. Vou tentar pensar assim, para achar que vale a pena.

É que viver magra (ou menos gorda!), mas sentir-me miseravelmente, não faz parte dos meus planos! Por isso, não sei como, mas vou arranjar um equilíbrio. Vou ter que arranjar. Ontem deu-me um ataque desesperado de fome de fim de dia, como já não acontecia desde o início da dieta. Fiz seguramente alguma coisa mal. Alguma coisa disparou o índice de glicemia do meu sangue. Fiquei desesperada. Penso que é aqui que está o truque desta segunda fase. Perceber que tipo de alimentos é que nos faz mal. A cada um como indivíduo. A minha receita, não será a da vizinha, pelo motivo óbvio de não termos o mesmo corpo. Além disso, se as coisas descarrilarem muito, há sempre a possibilidade de voltar à primeira fase. Limpar tudo outra vez. Pôr o sangue na tábua rasa, sem perigos. E começar de novo.

Para já estou com medo de falhar… apesar do esforço!

Até já!

9 comentários:

  1. Vai correr bem, João! Concordo contigo, o equilíbrio é fundamental e tb. não concebo a ideia de nunca mais comer isto ou aquilo...

    ResponderEliminar
  2. Isso não está fácil mas está no bom caminho, é preciso mesmo força de vontade, a mim bastou-me ter cortado no pão e manteiga e começar com exercícios e claro mt chá verde, água e fruta à mistura para encolher uns cm, que é o que preciso, perder volume, força isso vai lá :)

    ResponderEliminar
  3. Eu tambem acho que temos de viver a vida com algum prazer o importante é encontrar o equilibrio, mas para chegar lá temos primeiro que eliminar o excesso de peso. Para mim isso mais dificil. porque já emegraci várias vezes e quando estou a tentar manter o peso há-de vir alguma festa que vai tudo por água a baixo!

    Beijinhos e força para enfrentar essa batalha.

    ResponderEliminar
  4. Acho impensável cortar definitivamente com certos alimentos no nosso regime alimentar. Podemos sim reduzir. Da minha experiência posso-te dizer que perdi 10kg e até ao momento, embora não tenha emagrecido mais, tenho conseguido manter.
    Estou satisfeita por conseguir manter o peso (oscilo 1kg entre semanas)mas nos últimos tempos está-me a custar imenso! Dá-me ganas de comer tudo do que é pior mas sabe tão bem.
    Mas isto tudo para te dizer que não deixei de comer arroz, pão, massas. A quantidade é que é mínima (ex. três colheres de sopa de arroz)Legumes posso comer à vontade (UI! Que emoção!)
    Compreendo-te na perfeição e sei que custa imenso, a culpa, a frustação, o arrependimento, enfim...
    Muita força e não desistas! É tão bom sentirmo-nos mais magras, ficamos mais bonitas, mais felizes, as roupas caiem doutra forma! Estou solidária contigo!

    ResponderEliminar
  5. Esqueci-me de duas coisas que também foram fundamentais, pelo menos no meu caso!
    Andar mais a pé e evitar ter snacks, bolachas e outras tentações em casa.

    ResponderEliminar
  6. Olá, já conhecia as suas deliciosas receitas e agora leio as suas conquistas e lutas com a balança. Será que pode fazer um post com o tipo de alimentação que faz, tipo num dia o que é o pequeno almoço, o almoço, os lanches, etc.

    Muito Obrigada

    ResponderEliminar
  7. Ai! Como eu te compreendo... Seguir uma dieta não é dificil, o problema é quendo começamos a quebrar regras, é que começa numa pequena coisa e depois vai sempre... Também estou a seguir uma dieta com o acompanhamento de uma nutricionista, mas se eu não tivesse acompanhamento acho que não conseguia... Também estou sempre com receio de voltar ao mesmo... Bem quanto ao viver sem certos alimentos, tem que ser de tudo um pouco, não podemos é achar que podemos comer tudo livremente, se começe tudo o que me dá vontade por vezes eu estaria o triplo, no mundo em que vivemos à comida apetecivel por todo lado, é importante saber o que podemos comer ou não...

    Flor

    ResponderEliminar
  8. M.J! Amiga, força!!! De uma "dietista" (sim tipo maratonista...lol) para outra o que importa não é o esquema mas sim o que te deixar confortável ctg e com a tua consciencia!!! Acima de tudo passa por adpatares essas dietas "conhecidas" à tua forma de vida, de estar e ao teu corpo!!Quem faz dietas anos e anos a fio, já conhece estas lenga-lengas todas de cor: beber mais água, mais exercício, menos h.carbono, menos calorias! E sim! É tudo verdade! Mas pense embora resulte´, acima de tudo importa encontrar um equilibio que mantenhamos para a vida! porque se é excelente emagrecer 1o kgs é super-hiper frustrante engordar 15.... Eu neste momento conto 21 perdidos dede setembro. Com ajuda da nutricionista do HSFX e com um ou outro pecado encontrei o regime ideal....faltam 10 (15 p o meu objectivo pessoal) e acredito q estou no caminho... há um mês q o ponteiro teima em não ceder...nem pra trás, nem pra frente, mas sei q este é o caminho e vejo a meta! Agora é "correr" literalmente p ela!
    M.J! TU ÉS CAPAZ!!!!!
    BEIJO

    ResponderEliminar
  9. Tenho que relatar um caso de sucesso:O do meu marido.
    O meu marido o ano passado já pesava 130kg, nenhuma dieta ou ginásio funcionou. Sabia que estava a ficar com muito excesso de peso mas como a nossa vida profissional é muito intensa e confesso que havia comodismo tambem, nada faziamos. Até que no ano passado teve que ir renovar a sua carteira profissional tendo que ir a um delegado médico, passou no exame mas saiu do consultório arrassado pelo médico que atingiu no ponto fraco do meu marido: "Os filhos" esse era o exemplo que estava a dar aos filhos e que eles seriam obesos como ele, andou deprimido quase duas semanas confesso que senti uma raiva imensa do médico, hoje em dia já pensei em ir ao seu consultorio, agradecer, pensamos em marcar consulta com um nutricionista mas nao tinhamos nenhuma referência entao um dia estava a ver um programa do Dr.Oz e ele estava a falar do Konjac" que servia como uma vassoura para limpar gorduras fui a internet pesquisei e senti fé, fomos à farmacia e compramos o Konjak. Começou a tomar o Konjac em Maio de 2012 mas tambem alterou muita coisa nos seus hábitos alimentares hoje é muito mais cuidadoso do que eu. 1 dos Exemplos baniu os refrigerantes junto à refeiçoes permite-se a um refrigerante de vez em quando quando comemos fora (coca Cola Zero). Hoje está com 98kg e teve que mudar todo o guarda roupa mas acima de tudo deixou de ressonar sente-se mais ágil e não se cansa tão facilmente. Estou orgulhosa dele pois já atingiu o seu objectivo agora sou eu que preciso perder 10kg pois fomos papas de uma linda menina e como amamentava apenas dei apoio moral. O mais importante é não desmotivarmos nos tinhamos sempre um dia da semana que não perdiamos o nosso doce ou bolinho. e se havia um dia que ele cometia exageros conpensava no dia a seguir bebendo de manhã apenas um batido de banana ou um sumo de laranja.

    ResponderEliminar

Creative Commons

LinkWithin