sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dia do sorriso com a cabeça enfiada na areia

Vantagens do Inverno...

Pois é! Hoje é o dia do sorriso. Uma iniciativa conjunta da rádio portuguesa, que nos fez sorrir a quem estava ao nosso lado. E ainda não acabou… ao que parece, logo há mais! Mas era bom que não fosse preciso nenhum dia específico para dar um sorriso, para agradecer no trânsito, para ser cortês a conduzir… enfim para se ser feliz e educado! Já algum dia vos disse que eu e a falta de educação temos uma incompatibilidade total e incompleta? Bem, fica para outras núpcias…

Quanto ao resto, cá continuo. De cabeça enfiada na areia. A não querer ver o que estou a fazer. A não querer perceber o tempo que estou a desperdiçar. Os olhos só saltam para espreitar o ponteiro da balança que teima em não descer.

Vá-se lá saber porquê…

De dia tudo lindinho… trago tudo tão certinho. Alimentação tão cuidada. Comida tão saudável, tão pouco calórica. E depois… chega o furacão! Aquele bicho mau que se apodera de mim quando chego a casa. Em 20 minutos sou capaz de deglutir calorias suficientes para três dias.

É uma coisa irracional. Fico irritada. Dou respostas tortas às miúdas. Zango-me com elas por não me deixarem usufruir do momento zen de engolir uma bolacha com chocolate. Tento fazer tudo ao mesmo tempo. E comer… não paro de comer. Eu sei. Não é normal. É um fenómeno. Que eu sei que está mal. Mas que não consigo mudar.

Não me adiante comer uma fatia de fiambre de peru. Não me adianta comer uma tosta. Porque a seguir tem que vir alguma coisa doce, para sabotar o salgado. E depois o salgado para sabotar o doce… e vou comendo. E vou pensando porque raio continuo a pôr comer na boca. Mas ponho. E no fim… sinto-me mal. Muito mal. E penso que mais um dia de sacrifício foi ao ar. Sim, porque durante o dia faço sacrifício. E não saio disto.

Mas continuo… quem sabe um dia lá chegue!

4 comentários:

  1. entendo muito bem tudo aquilo por que estás a passar. mas tens que ter algumas coisas em conta:

    - acho que na hora de regresso a casa, ao final do dia, começas a ficar ansiosa, pois já sabes à partida que está na hora de "fazer asneiras" e essa tua ansiedade não te ajuda em nada e não te consegue impedir de cometer os ditos "pecados".
    tenta beber um chá de camomila para te acalmar... o chá também tem um efeito saciante e pode ser que sirva para te distrair da comida.

    - quando chegares a casa, na "hora crítica" põe uma música bem alegre a tocar, canta e dança enquanto preparas o jantar e diz para ti mesmo "eu hoje vou conseguir, hoje vou portar-me bem"... boa disposição e pensamento positivo - isso ajuda muito (falo por experiência própria)

    - afasta do teu campo de visão todas as bolachas, bolos, batatas fritas, etc... se não os virmos torna-se mais fácil resistir.

    - um dia de cada vez... essa tem que ser a tua meta.... estipula um objectivo: "se me consigo controlar durante o dia, também o vou conseguir à noite"

    - pensa nas roupas giras que vais conseguir vestir daqui a algum tempo e no prazer que te vai dar quando fores às compras trazeres um ou dois tamanhos abaixo

    Podia dar-te mais um monte de razões para te motivar, mas acho por agora estas já chegam... lol... eu já passei por tudo o que estás a passar, se eu consegui (e a minha força de vontade andava meio em baixo) tu também vais conseguir.
    ACREDITA!!!!

    ResponderEliminar
  2. Como eu entendo o desespero, e quanto mais sei que não devo mais vontade tenho, vou tentar seguir as dicas da Risonha. Boa Sorte Maria e coragem que bem precisamos.

    ResponderEliminar
  3. Eu também te podia dizer muita coisa aqui, e ouvir também, mas digo-te amanhã. :)

    ResponderEliminar
  4. Percebo como é. Não tenho peso a mais (ainda) mas debato-me com a história da alimentação e ultimamente tem piorado muito. Não entro em dietas mas tento fazer uma alimentação correcta, o que corre bem até à hora do almoço, depois é sempre a descambar. Tomo um lanche que chegaria perfeitamente para duas pessoas e exagero tanto, mas tanto, nos doces. E aquela história de não comer até 3 horas antes de ir dormir… faço uma ceia que inclui muito pão com manteiga ou algum bolo e depois é que durmo descansadinha. Ando um desastre, eu não era nada assim :(
    Por que é que nos custa tanto resistir aos maus hábitos?

    ResponderEliminar

Creative Commons

LinkWithin